TELEFONE

(71) 3203-8400

seg à sex - 10:00h as 17h

WHATSAPP

(71) 8851-2131

seg à sex - 10:00h as 17h

E-MAIL

comercial@pierreverger.org

Dúvidas?

Fale conosco

Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes. Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé e tornando-os seu principal foco de interesse.



CONFIRA ABAIXO MAIS OBRAS E PRODUTOS RELACIONADOS AO SEU TRABALHO

Pierre Verger - repórter fotográfica

Código: 132
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Pierre Fatumbi Verger (1902 – 1996) começou a sua trajetória profissional e de vida fotográfica e fotorrepórter, a partir de 1932, foram veiculadas através de agências fotográficas e publicadas nas principais revistas fotográficas da época. Ao chegar ao Brasil, em 1946, garantiu a sua permanência no país através de um contrato importante com a revista O Cruzeiro.

O Seu olhar observador começou a revelar um Brasil ainda pouco conhecido, mostrando especialmente o Nordeste brasileiro com a sua cultura e o seu cotidiano, sem cair na tentação de folclorizar ou mostrar supostos exotismos, contribuindo de forma importante para a documentação e a divulgação da cultura e vida da região.

Depois das suas primeiras pesquisas na África, no final dos anos 40 e início dos anos 50, Verger assinou um segundo contrato com O Cruzeiro, dessa vez como representante da O Cruzeiro internacional. Em 1957, iniciou uma séria de reportagens pelo Caribe e pela África, aos poucos também descobrindo a palavra como meio de expressão das suas observações, à medida que escrevia os textos das suas fotorreportagens. Curiosamente, apenas três das 83 reportagens dessa fase foram publicadas; as demais ficaram inéditas, e muitas se perderam.

Este livro traz reportagens inéditas do segundo contrato, que conseguimos resgatar do acervo da Fundação Pierre Verger. Elas revelam aspectos novos da atuação e percepção de Verger, testemunhando especialmente o seu crescente interesse pela África, política e economicamente emergente. O livro tem com fio condutor o seu projeto inicial de publicação deste material para O Cruzeiro, sendo complemento por outras fotorreportagens anteriores, que atestam o seu constante processo de amadurecimento, retratando e interpretando o mundo ao seu redor pelo olhar e pela palavra, o que antecipa a atuação do futuro pesquisador e escritor internacionalmente conhecido.

Produtos relacionados

Sobre a loja

A loja online Pierre Verger é um dos canais de comercialização das obras de Pierre Verger e produtos estampados com as fotografias do mesmo. A loja também comercializa obras que tratam da cultura e religião afro-brasileira de diferentes autores.

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

Fundação Pierre Verger - CNPJ: 16.301.202/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

A loja online Pierre Verger é um dos canais de comercialização das obras de Pierre Verger e produtos estampados com as fotografias do mesmo. A loja também comercializa obras que tratam da cultura e religião afro-brasileira de diferentes autores.

.