TELEFONE

(71) 3203-8400

seg à sex - 10:00h as 17h

WHATSAPP

(71) 8851-2131

seg à sex - 10:00h as 17h

E-MAIL

comercial@pierreverger.org

Dúvidas?

Fale conosco

Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes. Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé e tornando-os seu principal foco de interesse.



CONFIRA ABAIXO MAIS OBRAS E PRODUTOS RELACIONADOS AO SEU TRABALHO

Do olhar livre ao conhecimento iniciático

Código: 553
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

"Jorge Amado escreveu certa vez que Pierre Verger (1902-1996) “de tão extraordinário, parece uma invenção”. De fato, a trajetória do fotógrafo francês é bastante singular. Aos trinta anos, deixou Paris, sua cidade natal, para descobrir o mundo, libertar seu olhar e se afastar de seu meio familiar e cultural. Fotógrafo e viajante, desenvolveu uma curiosidade por outras formas de viver que o levou muito além da fotografia. Os cinquenta anos que dedicou às pesquisas sobre as culturas negras do Brasil e da África, especialmente na Nigéria e no Benim, fizeram com que se tornasse etnólogo, botânico e historiador e o levaram a desenvolver um conjunto de saberes que o fizeram uma espécie de embaixador entre os dois continentes, restituindo laços rompidos pela escravidão.

Homem da imagem que custou a enveredar na escrita, acabou por escrever obras etnográficas definitivas, em que registrou a riqueza e a especificidade dessas culturas e de sua oralidade. O itinerário singular e o método de trabalho original permitiram que ele recolhesse um material artístico, documental e científico notável. Este livro, que se aproxima de um estudo biográfico, é mais que uma análise da produção científica e artística de Pierre Verger ou uma reflexão geral sobre a originalidade de sua experiência. Ao narrar os passos dessa vida-obra, o antropólogo francês Jérôme Souty interroga com profundidade a etnologia, seu valor e seus limites, e contribui para a renovação dos métodos e para a reconsideração dos objetivos da antropologia.

Jérôme Souty, francês nascido em Copenhague, em 1971, viveu em Paris até 2004, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Doutor em antropologia social (EHESS, 2005) e pesquisador em antropologia urbana e contemporânea na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FAPERJ), é também autor do livro La Rencontre des Cultures (Le Cavalier Bleu, Paris, 2011) e membro do comitê de redação da revista Brésil(s) (Éditions MSH)."

Editora: Terceiro Nome

Participações: Jérôme Souty (autor) e Michel Colin (tradutor)

Edição: 1

Altura: 18 cm

Largura: 13 cm

Ano: 2011

ISBN: 9788578160814

Nº de Páginas: 448

Sobre a loja

A loja online Pierre Verger é um dos canais de comercialização das obras de Pierre Verger e produtos estampados com as fotografias do mesmo. A loja também comercializa obras que tratam da cultura e religião afro-brasileira de diferentes autores.

Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos

Fundação Pierre Verger - CNPJ: 16.301.202/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

A loja online Pierre Verger é um dos canais de comercialização das obras de Pierre Verger e produtos estampados com as fotografias do mesmo. A loja também comercializa obras que tratam da cultura e religião afro-brasileira de diferentes autores.

.