TELEFONE
(71) 3203-8400
seg à sex - 10:00h as 17h
(71) 8851-2131
seg à sex - 10:00h as 17h
comercial@pierreverger.org
Dúvidas?
Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes. Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé e tornando-os seu principal foco de interesse.
CONFIRA ABAIXO MAIS OBRAS E PRODUTOS RELACIONADOS AO SEU TRABALHO
O ano era 1952 quando os primeiros trabalhos de Pierre Fatumbi Verger sobre as culturas afro-americanas foram publicados pelo Institut Français D’Afrique Noire - IFAN, no periódico Les Afro-Americains. A instituição, com sede em Dakar (Senegal), havia contratado Verger especialmente para documentar semelhanças entre as culturas do Benim e da Bahia, em um momento no qual ele já havia realizado um trabalho fotográfico abrangente sobre as culturas afro-americanas, notadamente na Bahia, no Haiti, no Suriname (Guiana Holandesa) e nas Antilhas. Registrava-se ali, o pioneirismo de Fatumbi em afirmar as relações culturais entre os continentes africano e americano através da sua obra. Em 2019 foi lançado o livro-catálogo AFRICAMERICANOS, fruto da exposição homônima, que oferece uma pesquisa visual poderosa que reúne imagens históricas de importantes arquivos fotográficos e as combina com produções contemporâneas encomendadas para este projeto, no qual se destaca a reunião de trabalhos oriundos de uma diversidade geográfica forte, incluindo países cuja raiz afrodescendente é pouca conhecida, como Argentina e México. Pierre Verger é homenageado nesse projeto, tendo as suas fotografias iniciando o catálogo, indicando, ali, o pioneiro no destaque a essas temáticas. O catálogo conta, também com obras de Maya Goded, Sandra Eleta, Nelson Garrido, Cristina de Middel e a coleção do Instituto Moreira Salles, entre outros.
Após a conexão estabelecida por Verger entre essas culturas, diversos pesquisadores, antropólogos e artistas abordaram em seus trabalhos essas relações, gerando uma grande produção de informações sobre essas culturas. AFRICAMERICANOS é o primeiro projeto inovador de pesquisa e produção visual que busca revisar e esclarecer a configuração de imaginários associados a comunidades afrodescendentes em 16 países da América Latina e no Caribe. A exposição foi realizada em 2018, no Centro De La Imagem, na Cidade do México.
Editora: RM/Museo Amparo/Centro de la Imagen
Participações:
Edição: 1
Encadernação: Capa dura
Altura: 34,3 cm
Largura: 24,10 cm
Ano: 2019
Idioma: Espanhol
ISBN: 978-8417047955
Nº de Páginas: 236
A loja online Pierre Verger é um dos canais de comercialização das obras de Pierre Verger e produtos estampados com as fotografias do mesmo. A loja também comercializa obras que tratam da cultura e religião afro-brasileira de diferentes autores.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade
A loja online Pierre Verger é um dos canais de comercialização das obras de Pierre Verger e produtos estampados com as fotografias do mesmo. A loja também comercializa obras que tratam da cultura e religião afro-brasileira de diferentes autores.